O que é e para que serve o G7?

Grupo reúne 7 economias mais desenvolvidas do mundo

O que é e para que serve o G7?
O Brasil participou como convidado de encontro do G7 em 2024 / Imagem: Kyle Glenn/Unsplash
Table of Content

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez viagem à Itália do dia 13 ao 15 de junho de 2024 para participar do G7. O Correio Sabiá publica este conteúdo para te ajudar a entender o noticiário. Uma sociedade bem-informada toma decisões baseadas em fatos, dados e evidências.

Abaixo, listamos algumas perguntas que podem orientar o entendimento sobre o G7.

Perguntas e respostas sobre o G7

O que é o G7? O G7 é a abreviação de Grupo dos 7, um conjunto formado pelos 7 países com as economias mais desenvolvidas do mundo.

Quais países fazem parte do G7? Fazem parte do G7: Alemanha (🇩🇪), França (🇫🇷), Japão (🇯🇵), Estados Unidos (🇺🇸), Canadá (🇨🇦), Itália (🇮🇹) e Reino Unido (🇬🇧).

Por que a China (🇨🇳) não faz parte do G7? Apesar de ser a maior economia do mundo, a China não integra o Grupo dos 7, formado por países altamente industrializados desde o momento da concepção do bloco.

Por que a Rússia (🇷🇺) não faz parte do G7? A Rússia fazia parte do G7 até 2014, quando anexou a Crimeia. Com a anexação, os demais integrantes votaram pela suspensão por tempo indeterminado dos russos. O grupo se chamava G8, sendo o Grupo dos 8, mas passou a se chamar G7 desde então.

Para que serve o G7? O grupo reúne as 7 economias mais industrializadas do mundo em encontros anuais. Como a estrutura do G7 é informal, sem uma sede fixa, as reuniões ocorrem em diferentes países que integram o bloco. Cada hora num lugar. O país anfitrião é o encarregado de propor a pauta. Depois do encontro, é divulgado um documento assinado pelos participantes. O objetivo é somar forças para nortear objetivos políticos comuns entre eles ao resto do mundo. Dessa maneira, o G7 procura pautar a política global a partir dos entendimentos entre seus integrantes.

Por que o Brasil (🇧🇷) participou do encontro do G7? Essa é uma pergunta natural: "Se o Brasil não faz parte do G7, por que ele participou do encontro do grupo?" O que ocorre: os países que integram o bloco chamam outros países para seus encontros, conforme relevância global e temas na pauta das reuniões. Foi o que ocorreu com o Brasil, que acabou convidado.

*Este conteúdo pode ser atualizado para ficar mais completo. Se tivermos esquecido alguma informação relevante sobre este assunto, por favor, avise em redacao@correiosabia.com.br.

Author

Redação do Sabiá
Redação do Sabiá

1ª organização de notícias do Brasil criada no WhatsApp, em 2018, para combater a desinformação. Criamos produtos midiáticos inovadores para informar, engajar e inspirar.

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.

Participe para se juntar à discussão.

Please create a free account to become a member and join the discussion.

Already have an account? Sign in

Sign up for Correio Sabiá newsletters.

Stay up to date with curated collection of our top stories.

Please check your inbox and confirm. Something went wrong. Please try again.