Fogo na COP30: assista aos vídeos e leia o comunicado da presidência do evento
Ao todo, 13 pessoas foram atendidas no local por inalação da fumaça, de acordo com comunicado da presidência da COP
O fato principal
Um incêndio atingiu a Zona Azul da COP30 na tarde desta quinta-feira (20.nov.2025). Bombeiros tiveram que ser chamados. Não houve mortos nem feridos graves, conforme as informações oficiais. No entanto, 13 pessoas precisaram ser atendidas no local por inalação da fumaça, de acordo com comunicado da presidência do evento, cuja íntegra está mais abaixo neste conteúdo.
Veja momento em que fogo começa a se alastrar pela estrutura na Blue Zone. #COP30 #Belem pic.twitter.com/bTHTPyY6qn
— Notícias do Pará (@NoticiasdoPARA) November 20, 2025
Incêndio atinge pavilhão dentro da COP30, em Belém. Imagens que circulam nos grupos de WhatsApp dos participantes mostram que fogo atingiu pavilhão da África. 👇🏽@Metropoles pic.twitter.com/ytSPs8ian0
— Igor Gadelha (@igorgadelham) November 20, 2025





Imagens: Bruno Peres e Tânia Rêgo/Agência Brasil
Declaração oficial da presidência da COP30
“Esta tarde, um incêndio ocorreu na Zona Azul da COP30 em Belém. O Corpo de Bombeiros e os agentes de segurança da ONU responderam rapidamente, e o fogo foi controlado em aproximadamente seis minutos. As pessoas foram evacuadas com segurança.
Treze indivíduos foram atendidos no local por inalação de fumaça. Seus estados de saúde seguem sendo monitorados e o suporte médico apropriado foi fornecido.
Como medida de precaução, o Governo Brasileiro e a UNFCCC decidiram, conjuntamente, fechar temporariamente a Zona Azul enquanto o Corpo de Bombeiros realiza uma avaliação completa de segurança.
Solicita-se aos delegados que aguardem uma nova comunicação oficial, que será divulgada às 20h desta noite, após a conclusão da avaliação e a plena garantia de segurança no local.
Agradecemos a cooperação e compreensão de todos os participantes, enquanto priorizamos a segurança de todos os envolvidos.
Informamos que a Zona Verde permanece aberta e as atividades continuam conforme programado.”
Zona Azul reabre horas após o incêndio
A Zona Azul foi reaberta às 20h40 da mesma quinta-feira (20) em que pegou fogo. No entanto, a área afetada pelo incidente vai ficar isolada até o fim da COP30. Eis a íntegra da 2ª nota oficial divulgada pela organização do evento, em itálico:
Após uma avaliação de segurança, informamos que o local foi inspecionado e considerado seguro pelo Corpo de Bombeiros.
As autoridades brasileiras restabeleceram as condições de operação no espaço da conferência, obtiveram o alvará de funcionamento do Corpo de Bombeiros e devolveram a área à UNFCCC. A Zona Azul foi restabelecida e voltou a funcionar às 20h40 de hoje.
A área afetada pelo incidente ficará isolada até a conclusão da conferência.
Seguimos acompanhando atentamente a condição de todas as pessoas que necessitaram de atendimento médico e permanecemos em coordenação com os serviços de saúde.
Não haverá atividades plenárias na noite de hoje. As sessões plenárias de amanhã serão abertas às Partes, aos Observadores e à Imprensa, além de transmitidas online.
Agradecemos a cooperação, paciência e compreensão de todos. Temos um trabalho substancial pela frente, e confiamos que os delegados retornarão às negociações com espírito de solidariedade e determinação para assegurar um resultado bem-sucedido para esta COP.
O que mais estamos lendo


Autor
Jornalista e empreendedor. Criador/CEO do Correio Sabiá. Emerging Media Leader (2020) pelo ICFJ. Cobriu a Presidência da República.

